Apresentação Sem blá-blá-blá nem mi-mi-mi e, principalmente, sem promessas, pois compreendo que não existe garantia para nada na vida , o Escritor Efetivo é um Programa de Qualificação voltado para Escritores Iniciantes, com ou sem originais prontos, que nunca tenham lançado um Livro ou que caíram na conversa de algum espertalhão e perderam dinheiro e credibilidade lançando um Livro "de qualquer jeito". O Propósito do PEE - Programa Escritor Efetivo é a "Efetividade" desde o primeiro passo e está direcionado para a Autopublicação ... Como "Efetivo", preconizamos o Escritor certo, escrevendo o Texto certo, no Gênero certo, da Maneira certa, no Tempo certo e com Qualidade certa para o Leitor certo... Aqui a Qualidade é vista, pela ótica do TQC - Controle de Qualidade Total , aplicado ao Mercado Literário , como um elemento composto de 5 Dimensões : Qualidade Intrínseca: do Produto (Livro), considerando o trinômio Conteúdo (Quem, O Que, Com Quem,...
A Proposta do Método de Gestão GPS 4.0 – Gestão de Alto Impacto, é ser cirúrgico desde os primeiros passos e nos mínimos detalhes. Assim a analogia com o GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) é a melhor tradução do meu objetivo, na sua implantação, ancorados no que chamo de as 4 Verdades do Varejo:
1 – Varejo é Serviço;
2 – Valor se entrega com Atendimento 3-D: Diariamente, Demonstrável e Diferente;
3 – Varejistas são pessoas que pensam em pessoas e têm vocação e prazer em servir;
4 – Verdadeiramente, o "Dono" é o Cliente!
Para completar a sigla, o 4.0 representa o entendimento, baseado na experiência, de que 80% dos Resultados de um Empreendedor ou Operador de Varejo são alcançados com 20% das suas Atividades e 80% das suas Atividades dependem de 20% das suas Atitudes, da sua Postura Profissional. Da soma das condicionantes dessa dupla Análise de Pareto, na minha abordagem, resulta o que classifico como Postura Inteligente (Inteligência Emocional) e a Efetividade Operacional.
Resumindo, o Método de Gestão GPS 4.0 – Gestão de Alto Impacto de Pessoas, Processos, Serviços e Sistemas, é, essencialmente, prático, baseado na experiência e no êxito da aplicação de seus 12 Vetores da Efetividade Operacional no Ponto de Vendas. Aplicação esta, baseada no axioma de que um grama de prática equivale a uma tonelada de teoria.
Vital Sousa
Vital Sousa
Quatro Editora
Resumo / Introdução
O Método de Gestão GPS 4.0 – Gestão de Alto Impacto de Pessoas, Processos, Serviços e Sistemas é norteado pela premissa de que, absolutamente, nenhum Processo é implementado e / ou modificado, em uma Empresa, sem o conhecimento e a expressa anuência do “Dono”. Dono no sentido de “aquele que tem e exerce poder sobre algo”, já que preconizo que “Gestão é Controle”.
Neste sentido, a Empresa é o retrato do “Dono”; a Equipe é o retrato do “Dono”; então toda e qualquer mudança só trará resultados positivos e sustentáveis se começar pelo “Dono”, priorizando a implantação da Tríade da Liderança – Determinar, Desenvolver Delegar, abandonando a sua postura de “Sabe Tudo” e assumindo a sua responsabilidade sobre todo o Processo de Mudança.
Neste processo, inicialmente, avaliando e ajustando o seu Estilo de Liderança ao grau de Maturidade (Empenho e Desempenho) da Equipe e a sua capacidade de Delegar -construir uma cadeia de comando capaz de colocar em prática todas as Determinações da Empresa – e de Desenvolver uma Equipe de Alto Rendimento e Processos fortalecidos pelo suporte de um efetivo Sistema de Informações Gerenciais.
Aqui cabe um primeiro alerta: cuidado com a imagem que você está passando da sua Empresa. Com a imagem pela qual seus clientes, fornecedores e demais interessados enxergam a sua Empresa. Cuidado, principalmente, com a imagem que você tem de você mesmo, porque essa imagem é o seu foco e “o seu foco é a realidade que você vive”.
Esta dinâmica, entre “Dono” e “Imagem”, tem como objetivo principal o Desenvolvimento da Cadeia de Comando da Empresa, para que o “Dono” possa mudar o foco; mudar a realidade da síndrome do “Sabe Tudo” e do “Faz Tudo”, com a utilização dos dados levantados na própria dinâmica da Fazedoria ¹, introduzindo a Cultura de Dados e a Gestão por Resultados para lastrear o processo decisório em todos os níveis da Estrutura Organizacional.
Resultante da Auditoria de Conformidade, início da implantação do Método de Gestão, o Plano de Ação da Fazedoria ¹ GPS 4.0 – Gestão de Alto Impacto, tem como principal Meta a Profissionalização da Gestão, com a implantação da Cultura de Dados e da Gestão por Resultados.
Um Plano de Ação, cujo Modelo que apresentaremos no último capítulo deste e-Book (Manual de Implantação), focado nos 12 Vetores da Efetividade Operacional e fundamentado nas 3 Dimensões (Pessoas Processos e Serviços) e na Estratégia dos 4 Fatores (Humano, Ambiental, Tecnológico e Social) da Estrutura Organizacional, conforme demonstrado no infográfico abaixo, que chamo de “A Estrela da Sorte” porque, como dizia Thomas Jefferson:
“Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho.”
Como todo “trabalho duro” precisa de um líder, para liderar esta estrutura, demanda-se um Perfil de Liderança muito específico: entendemos que um Líder Efetivo (Justo e Muito Exigente) tem melhores possibilidades de Desenvolver uma Equipe de Alto Desempenho, comprometida com os resultados da Empresa.
Sabendo-se que “a Equipe é o retrato do Dono”, que “Delega” parte de suas funções dentro da Estrutura Organizacional, as mudanças devem, necessariamente, começar na / com as Lideranças estabelecidas como Cadeia de Comando.
Para efeito de didática, sequenciamos o conteúdo deste e-Book (Manual de Implantação), seguindo a forma como entendemos que se processa as informações dentro de uma Estrutura Organizacional voltada ao Alto Desempenho e à Efetividade Operacional, lembrando que os 12 Vetores da Efetividade Operacional são Sistêmicos, Dinâmicos e Situacionais assim como devem ser as Lideranças de cada Setor da Empresa.
Por estas características dos 12 Vetores da Efetividade Operacional, consideramos este e-Book como um “Manual”, sim, “Manual de Implantação”, porque pretendemos que o mesmo seja “manuseado” constantemente, a cada passo da implantação do GPS 4.0, para que seu conteúdo tenha uma melhor assimilação e conversão na prática do dia a dia do Varejo de Produtos e Serviços, para Atender com Excelência a Diversidade Humana nos Pontos de Vendas onde o GPS 4.0 seja implantado e transformado em Diferencial Competitivo da Empresa.
Neste Sentido, as Recomendações, fruto da Implantação de cada Capítulo, devem ser traduzidas como Determinações, a serem implantadas, pelos Gestores / Líderes, que refletem as necessidades da Empresa, objetivando a Maximização das Receitas e a Redução dos Custos, tornando a Empresa um Excelente Local de Trabalho e, finalmente, alcançando a Satisfação e Fidelização dos Clientes.
¹ - Fazedoria: Neologismo fruto da aglutinação de Consultoria: dizer o que fazer; com Assessoria: fazer com, acompanhar o fazimento e corrigir desvios.
Para Comprar: [CLIQUE AQUI]
Vital Sousa
Quatro Editora
Comentários
Postar um comentário