Pular para o conteúdo principal

Novidade

Programa Escritor Efetivo - Transformando Silêncios em Palavras

Apresentação: Sem blá-blá-blá nem mi-mi-mi e, principalmente, sem promessas, pois compreendo que não existe garantia para nada na vida , o Escritor Efetivo é um Programa de Qualificação voltado para Escritores Iniciantes, com ou sem originais prontos, que nunca tenham lançado um Livro ou que caíram na conversa de algum espertalhão e perderam dinheiro e credibilidade lançando um Livro "de qualquer jeito". O Propósito do PEE - Programa Escritor Efetivo é a "Efetividade" desde o primeiro passo e está direcionado para a Autopublicação ... Como "Efetivo", preconizamos o Escritor certo, escrevendo o Texto certo, no Gênero certo, da Maneira certa, no Tempo certo e com Qualidade certa para o Leitor certo... Aqui a  Qualidade  é vista, pela ótica do TQC - Controle de Qualidade Total , aplicado ao Mercado Literário , como um elemento composto de 5 Dimensões :  Qualidade Intrínseca: do Produto (Livro), considerando o trinômio Conteúdo (Quem, O Que, Com Quem...

GPS 4.0 - Gestão de Alto Impacto



A Proposta do Método de Gestão GPS 4.0 – Gestão de Alto Impacto, é ser cirúrgico desde os primeiros passos e nos mínimos detalhes. Assim a analogia com o GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) é a melhor tradução do meu objetivo, na sua implantação, ancorados no que chamo de as 4 Verdades do Varejo:

1 – Varejo é Serviço;
2 – Valor se entrega com Atendimento 3-D: Diariamente, Demonstrável e Diferente;
3 – Varejistas são pessoas que pensam em pessoas e têm vocação e prazer em servir;
4 – Verdadeiramente, o "Dono" é o Cliente!

Para completar a sigla, o 4.0 representa o entendimento, baseado na experiência, de que 80% dos Resultados de um Empreendedor ou Operador de Varejo são alcançados com 20% das suas Atividades e 80% das suas Atividades dependem de 20% das suas Atitudes, da sua Postura Profissional. Da soma das condicionantes dessa dupla Análise de Pareto, na minha abordagem, resulta o que classifico como Postura Inteligente (Inteligência Emocional) e a Efetividade Operacional.

Resumindo, o Método de Gestão GPS 4.0 – Gestão de Alto Impacto de Pessoas, Processos, Serviços e Sistemas, é, essencialmente, prático, baseado na experiência e no êxito da aplicação de seus 12 Vetores da Efetividade Operacional no Ponto de Vendas. Aplicação esta, baseada no axioma de que um grama de prática equivale a uma tonelada de teoria.


Vital Sousa

Quatro Editora

Resumo / Introdução

O Método de Gestão GPS 4.0 – Gestão de Alto Impacto de Pessoas, Processos, Serviços e Sistemas é norteado pela premissa de que, absolutamente, nenhum Processo é implementado e / ou modificado, em uma Empresa, sem o conhecimento e a expressa anuência do “Dono”. Dono no sentido de “aquele que tem e exerce poder sobre algo”, já que preconizo que “Gestão é Controle”.

Neste sentido, a Empresa é o retrato do “Dono”; a Equipe é o retrato do “Dono”; então toda e qualquer mudança só trará resultados positivos e sustentáveis se começar pelo “Dono”, priorizando a implantação da Tríade da Liderança – Determinar, Desenvolver Delegar, abandonando a sua postura de “Sabe Tudo” e assumindo a sua responsabilidade sobre todo o Processo de Mudança.

Neste processo, inicialmente, avaliando e ajustando o seu Estilo de Liderança ao grau de Maturidade (Empenho e Desempenho) da Equipe e a sua capacidade de Delegar -construir uma cadeia de comando capaz de colocar em prática todas as Determinações da Empresa – e de Desenvolver uma Equipe de Alto Rendimento e Processos fortalecidos pelo suporte de um efetivo Sistema de Informações Gerenciais.

Aqui cabe um primeiro alerta: cuidado com a imagem que você está passando da sua Empresa. Com a imagem pela qual seus clientes, fornecedores e demais interessados enxergam a sua Empresa. Cuidado, principalmente, com a imagem que você tem de você mesmo, porque essa imagem é o seu foco e “o seu foco é a realidade que você vive”.

Esta dinâmica, entre “Dono” e “Imagem”, tem como objetivo principal o Desenvolvimento da Cadeia de Comando da Empresa, para que o “Dono” possa mudar o foco; mudar a realidade da síndrome do “Sabe Tudo” e do “Faz Tudo”, com a utilização dos dados levantados na própria dinâmica da Fazedoria ¹, introduzindo a Cultura de Dados e a Gestão por Resultados para lastrear o processo decisório em todos os níveis da Estrutura Organizacional.

Resultante da Auditoria de Conformidade, início da implantação do Método de Gestão, o Plano de Ação da Fazedoria ¹ GPS 4.0 – Gestão de Alto Impacto, tem como principal Meta a Profissionalização da Gestão, com a implantação da Cultura de Dados e da Gestão por Resultados.

Um Plano de Ação, cujo Modelo que apresentaremos no último capítulo deste e-Book (Manual de Implantação), focado nos 12 Vetores da Efetividade Operacional e fundamentado nas 3 Dimensões (Pessoas Processos e Serviços) e na Estratégia dos 4 Fatores (Humano, Ambiental, Tecnológico e Social) da Estrutura Organizacional, conforme demonstrado no infográfico abaixo, que chamo de “A Estrela da Sorte” porque, como dizia Thomas Jefferson:

“Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho.”


Como todo “trabalho duro” precisa de um líder, para liderar esta estrutura, demanda-se um Perfil de Liderança muito específico: entendemos que um Líder Efetivo (Justo e Muito Exigente) tem melhores possibilidades de Desenvolver uma Equipe de Alto Desempenho, comprometida com os resultados da Empresa.

Sabendo-se que “a Equipe é o retrato do Dono”, que “Delega” parte de suas funções dentro da Estrutura Organizacional, as mudanças devem, necessariamente, começar na / com as Lideranças estabelecidas como Cadeia de Comando.

Para efeito de didática, sequenciamos o conteúdo deste e-Book (Manual de Implantação), seguindo a forma como entendemos que se processa as informações dentro de uma Estrutura Organizacional voltada ao Alto Desempenho e à Efetividade Operacional, lembrando que os 12 Vetores da Efetividade Operacional são Sistêmicos, Dinâmicos e Situacionais assim como devem ser as Lideranças de cada Setor da Empresa.

Por estas características dos 12 Vetores da Efetividade Operacional, consideramos este e-Book como um “Manual”, sim, “Manual de Implantação”, porque pretendemos que o mesmo seja “manuseado” constantemente, a cada passo da implantação do GPS 4.0, para que seu conteúdo tenha uma melhor assimilação e conversão na prática do dia a dia do Varejo de Produtos e Serviços, para Atender com Excelência a Diversidade Humana nos Pontos de Vendas onde o GPS 4.0 seja implantado e transformado em Diferencial Competitivo da Empresa.

Neste Sentido, as Recomendações, fruto da Implantação de cada Capítulo, devem ser traduzidas como Determinações, a serem implantadas, pelos Gestores / Líderes, que refletem as necessidades da Empresa, objetivando a Maximização das Receitas e a Redução dos Custos, tornando a Empresa um Excelente Local de Trabalho e, finalmente, alcançando a Satisfação e Fidelização dos Clientes.


¹ - Fazedoria: Neologismo fruto da aglutinação de Consultoria: dizer o que fazer; com Assessoria: fazer com, acompanhar o fazimento e corrigir desvios.


Para Comprar: [CLIQUE AQUI]


Vital Sousa
Quatro Editora





Comentários

Mais Lidos da Semana

O Quintal das Acácias

Apresentação do Livro Desde as primeiras linhas, sinto-me invadido por ecos de escritoras que, antes de Cassia Guerra mergulharam nas entranhas do feminino para fazer emergir verdades incômodas e necessárias. Penso em Gertrudes, ou Tuda, de A Bela e a Fera de Clarice Lispector, quando pede um conselho que ninguém lhe pode dar; em Macabéa, em A Hora da Estrela , que existia na invisibilidade até ser revelada pela palavra. Recordo ainda as Insubmissas Lágrimas de Mulheres , de Conceição Evaristo, que transformam dor em escrita e silêncio em grito, e não posso deixar de ouvir o chamado de Simone de Beauvoir em O Segundo Sexo , ao lembrar que não se nasce mulher: torna-se. Não falo, portanto, de "empoderamento". Prefiro a palavra “reconhecimento”. Porque não se empodera o que já é poder. Dizer “empoderar” soa a concessão, como se fosse a sociedade patriarcal quem autorizasse as mulheres a existir. O Quintal das Acácias desmonta esse eufemismo e afirma: as mulheres sempre fora...

Amor.com

Amor.com: entre o clique e o coração Amor.com é um espelho da nossa época: e um grito contra ela. É a poesia tentando respirar entre notificações. É o amor tentando se salvar do Wi-Fi. Vânia Costa nos entrega um livro que não é apenas uma coletânea de poemas, mas uma cartografia emocional da era digital. Aqui, o amor aparece em todos os seus estados de conexão: plugado, offline, hackeado, reiniciado, deletado e renascido. Cada verso é uma tentativa de lembrar que, por trás de cada tela, ainda existe um coração. Inspirada por um mundo que confunde “curtidas” com afetos e “seguidores” com abraços, Costa escreve com uma mistura rara de doçura e lucidez. Sua linguagem é acessível, mas repleta de imagens que rasgam o cotidiano com beleza e dor. Entre uma metáfora e outra, a autora nos devolve o espanto da presença: o amor não como ideia, mas como vivência concreta, feita de corpo, toque, tempo e verdade. Lendo Amor.com , é impossível não reconhecer a própria vida: as conversas interrompid...

Severina

  Severina : vida e morte; morte e vida. Severina é a mais pura expressão das cruezas da vida dos sertanejos. Ontem, hoje e sempre, não, apenas, dos retirantes, mas, também, dos que ficam, que se negam a deixar o seu chão, pois sabem, têm consciência, que não são miseráveis, mas ricos e esperançosos. Ficam para esperar a chuva com a perspectiva de uma vida digna e confortável. Severina : escultura, obra de arte de Mocinha Ferreira. Retrata, de forma contrita e respeitosa, a sua condição. Tem o rosto marcado, as mãos marcadas, o corpo marcado, a alma marcada pelas frestas que a iluminam. Curvada em respeito à sua natureza, suas mãos postas é mais que oração: é agradecimento pela lição de vida e pela morte como caminho de libertação. Mocinha Ferreira : Escultora, Artista, talvez não conheça o poema do João Cabral, mas conhece deveras a história que o inspirou: a sua realidade. Talvez não conheça a força da sua Obra de Arte, mas conhece deveras o caminho para levantar a sua voz. Sev...

Programa Escritor Efetivo - Transformando Silêncios em Palavras

Apresentação: Sem blá-blá-blá nem mi-mi-mi e, principalmente, sem promessas, pois compreendo que não existe garantia para nada na vida , o Escritor Efetivo é um Programa de Qualificação voltado para Escritores Iniciantes, com ou sem originais prontos, que nunca tenham lançado um Livro ou que caíram na conversa de algum espertalhão e perderam dinheiro e credibilidade lançando um Livro "de qualquer jeito". O Propósito do PEE - Programa Escritor Efetivo é a "Efetividade" desde o primeiro passo e está direcionado para a Autopublicação ... Como "Efetivo", preconizamos o Escritor certo, escrevendo o Texto certo, no Gênero certo, da Maneira certa, no Tempo certo e com Qualidade certa para o Leitor certo... Aqui a  Qualidade  é vista, pela ótica do TQC - Controle de Qualidade Total , aplicado ao Mercado Literário , como um elemento composto de 5 Dimensões :  Qualidade Intrínseca: do Produto (Livro), considerando o trinômio Conteúdo (Quem, O Que, Com Quem...

Palloma Santos – Querida Eu

Como diz o Vinicius de Moraes no seu “Samba da Benção, “a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Deveras, Poetinha! Eu do meu lado tenho dito que na “Vida de Escritor”, Literária, Real ou Inventada vivemos de encontros para lembrar que ainda sou, és, serei, serás, seremos convergências da nossa vontade. Num desses encontros, no meio do caminho para tornar-me escritor em tempo integral, conheci Palloma Santos. Antes de falar sobre ela, razão desta crônica, quero reforçar o momento do encontro porque é a confluência de duas trajetórias, de dois escritores que tomaram a decisão de tornar a escrita os seus propósitos de vida. Evito a expressão “escritor profissional”, usando a expressão “escritor em tempo integral”, porque compreendo que escrever é muito, mais do que profissão: é propósito, é missão, é processo, é terapia, é cura. No caminho dos preparativos para experienciar a trajetória de um personagem enquanto preparava o lançamento de mais um livro, conhe...