Pular para o conteúdo principal

Novidade

Programa Escritor Efetivo - Transformando Silêncios em Palavras

Apresentação Sem blá-blá-blá nem mi-mi-mi e, principalmente, sem promessas, pois compreendo que não existe garantia para nada na vida , o Escritor Efetivo é um Programa de Qualificação voltado para Escritores Iniciantes, com ou sem originais prontos, que nunca tenham lançado um Livro ou que caíram na conversa de algum espertalhão e perderam dinheiro e credibilidade lançando um Livro "de qualquer jeito". O Propósito do PEE - Programa Escritor Efetivo é a "Efetividade" desde o primeiro passo e está direcionado para a Autopublicação ... Como "Efetivo", preconizamos o Escritor certo, escrevendo o Texto certo, no Gênero certo, da Maneira certa, no Tempo certo e com Qualidade certa para o Leitor certo... Aqui a  Qualidade  é vista, pela ótica do TQC - Controle de Qualidade Total , aplicado ao Mercado Literário , como um elemento composto de 5 Dimensões :  Qualidade Intrínseca: do Produto (Livro), considerando o trinômio Conteúdo (Quem, O Que, Com Quem,...

Ventos do Catimbau - O Ser'tão Forte



Projeto:
“Ventos do Catimbau – O Ser’tão Forte:
Resistência, Resiliência, Resgate e
Reconhecimento 
no Semiárido Pernambucano”

Objetivo: Identificar, Qualificar e Publicar Novos Escritores, além de Fomentar o Reconhecimento e a Valorização das pessoas que atuam em prol do Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, destacando a importância da Educação e da Cultura em todas as suas linguagens.

1. Apresentação do Proponente

Vital Sousa é Administrador, Palestrante e Consultor Organizacional, Especialista em Marketing Estratégico, Vendas e Gestão de Negócios, Entusiasta da Transformação Digital, que considera como uma (R)Evolução Comportamental, com ênfase na Efetividade Operacional e na Excelência do Atendimento à Diversidade de Clientes no Varejo de Produtos e Serviços. Criador dos Métodos GPS 4.0 – Gestão de Alto Impacto de Pessoas, Processos, Serviços e Sistemas, do PEPiS 4.0 – Planejamento Estratégico Empresarial e Pessoal Integral Sistêmico e do Vendor PhD – Vendas de Alto Impacto, é um Gestor nato – tendo seu trabalho reconhecido, inclusive em matéria do Diário do Nordeste, Jornal de maior circulação na Região – e. além disso, um escritor por propósito e paixão.

Conheça o Método GPS 4.0 - Gestão de Alto Impacto: [Clique AQUI]

Como Palestrante – Facilitador, entre 2008 e 2023, desenvolveu atividades de Gestão e Consultoria voltadas às Redes de Cooperação Empresarial (Associativismo) no varejo alimentar e outros segmentos do varejo de produtos e serviços, em nível nacional e regional, além de intensa atividade de Desenvolvimento Humano (Consultorias, Treinamentos, Palestras e Oficinas) com mais de 10.000 Certificados emitidos em Palestras e Oficinas de Qualificação.

Apesar da formação acadêmica e experiência profissional nas áreas comercial, administrativa e financeira, escreve poesia, contos e crônicas desde os 10 anos, quando se encantou com os livros e as histórias que eles contavam.

Seu primeiro livro, Empreendimento Sem Fim – Diário de Um Louco, de 2016, é a tradução do encantamento pelas histórias numa aventura realizada pela Rodovia Transamazônica que lhe rendeu o apelido de “Louco da BR 230” entre os caminhoneiros com os quais viajou de carona. Apesar de ser um livro sobre Empreendedorismo e Gestão de Negócios, o “Diário” da aventura se transformou em literatura, que tomou forma e ganhou força com a publicação, no meio digital, de outros livros e, finalmente, em 2020, se consolidou com a publicação do seu primeiro romance e com a criação, utilizando os pseudônimos com que assina sua prolífica produção de textos, do Coletivo 4 Va(le)tes que evoluiu para a criação da Quatro Editora.

Mesmo com 16 livros (Físicos e Digitais) autopublicados e vendidos só se considerou Escritor, a partir da assinatura de um Contrato Tradicional, com uma Editora de atuação Nacional, para o primeiro volume da trilogia Arista, Até o Fim do Mundo, virar livro “de verdade”.

Juntando sua Formação Acadêmica e Experiência Profissional com a Carreira de Escritor, a partir de 2023 desenvolveu o Programa Escritor Efetivo, para contribuir com a identificação, qualificação e publicação de novos Escritores, cujos fundamentos serão a base do Conteúdo Programático para as Palestras e Oficinas propostas no Projeto Ventos do Catimbau – O Ser’tão Forte.

Conheça o e-book Autopublicação Descomplicada - Manual Completo para Escritores Efetivos: [Clique AQUI]

2. Apresentação do Livro

Ventos do Catimbau – O Ser’tão Forte, é de autoria de Tonny Aguiar e Biu Di Braga (pseudônimos) com licença poética para “abrir o peito”, “rasgar o verbo” e sentir o “ser’tão forte”. Deixando de lado a fantasia para, literalmente, mergulhar na vida real do sertão pernambucano, no Vale do Catimbau: o sertão que já foi mar. A ideia de uma Série de Poemas virou Livro; partiu de um curto poema, quase um aforismo, composto nos primeiros momentos da minha chegada ao Catimbau, em meio a uma verdadeira tempestade para virar as bases desse Projeto.

O poema foi escrito, literalmente, sob a tempestade, durante um café num posto de combustíveis em Buíque, ponto de apoio para a viagem ao Catimbau, onde iniciaria minha trajetória pelo sertão. Neste contexto, o poema-aforismo saiu quase como um desabafo: o que marca o estilo de todos os poemas do livro. Deixo as considerações para os leitores e transcrevo o poema do meu caderno de anotações.

Poeta é o vento
Que sopra suave... melodia,
Ruge nas tormentas
E sussurra nos meus ouvidos;
Às vezes escuto
E transcrevo... poesia.

      - Vital Sousa

Este é o contexto da empreitada de transformar minhas vivências e a dura realidade do sertão, em versos para dar, através da poesia, o merecido reconhecimento da beleza da sua gente e do lugar. O livro foi dividido em sete “veredas” representadas pelos sete versos finais do poema de abertura, em linguagem de Cordel, que compõem o sumário da obra formando uma setilha: tipo de poema preferido pelo cordelista Biu Di Braga.

Soma-se aos versos um justo agradecimento em forma de homenagem e reconhecimento a sete figuras representativas do e para o Vale do Catimbau, para a Caatinga e para os sertões nordestinos e a sua gente, verdadeiramente, forte sem as conotações deterministas e eugenistas da origem da célebre frase de Euclides da Cunha.

Não vou me demorar no trato dessa “vereda”, mas penso que, no contexto do Vale do Catimbau, é impossível não levar em consideração a formação dos povos originários que aqui lutam pela sobrevivência. Este foi o principal viés para a seleção das pessoas homenageadas.

Seis mulheres e um homem que, acima do gênero são pessoas, e com suas condutas e trajetórias merecem o "Reconhecimento". Não, apenas, pela luta de uma vida, mas pela luta de um Povo: é "Reconhecimento" pela luta de Todos; pelos Direitos de Todos ao Respeito e à Existência Pacífica, porque somos todos iguais, mesmo "diferentes"; porque temos uma ancestralidade única como "Seres Humanos"!

O "Reconhecimento" é para "quem levanta a voz" em nome de Todos!

Conheça as Homenagens:
Andreza Kamylla: [Clique AQUI]
Cícera Bezerra: [Clique AQUI]
Elisângela Feitosa: [Clique AQUI]
Irailda Leandro: [Clique AQUI]
Simone Souza: [Clique AQUI]
Tião Alves: [Clique AQUI]
Vanda Kapinawá: [Clique AQUI]

3. Apresentação do Projeto

Este projeto tem como objetivo Identificar, Qualificar e Publicar Novos Escritores, além de Fomentar o Reconhecimento e a Valorização das pessoas que atuam em prol do Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, destacando a importância da Educação e da Cultura em todas as suas linguagens. Através de oficinas realizadas em Escolas Públicas, utilizaremos a obra Ventos do Catimbau - O Ser'tão Forte como instrumento principal de aprendizagem e inspiração, onde são homenageadas sete figuras importantes para o contexto das Artes e da Sustentabilidade do Semiárido.

4. Justificativa

O Semiárido pernambucano, rico em histórias, cultura e saberes tradicionais, necessita de ações que promovam a educação, a literatura e a sustentabilidade socioambiental. Ventos do Catimbau - O Ser'tão Forte é um livro que retrata, em forma de poesia e cordel, as vivências no Vale do Catimbau, ressaltando a força e a beleza do sertão e sua gente. Essas histórias precisam ser contadas. Este projeto busca, portanto, incentivar a leitura, a escrita criativa e a consciência ambiental entre os estudantes, formando novos escritores e promovendo a valorização do Semiárido. Além disso, as oficinas visam oferecer uma alternativa de geração de renda através das artes literárias e da produção de livros, ampliando as perspectivas de sustento para os participantes.

5. Objetivos

· Incentivar a leitura e a interpretação de textos poéticos, em prosa e em cordel.
· Desenvolver habilidades de escrita em diferentes formatos literários.
· Estimular a publicação de novos escritores, poetas e cordelistas.
· Promover o reconhecimento das pessoas que atuam pelo Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.
· Disseminar educação e a cultura da sustentabilidade socioambiental entre os estudantes.
· Oferecer alternativas de geração de renda através da literatura e da produção de livros.

6. Vetores de Ação

· Distribuição do Livro "Ventos do Catimbau - O Ser'tão Forte"
· Cada escola participante receberá exemplares do livro, que serão utilizados como base nas oficinas.
· Desenvolvimento da Leitura e Interpretação de Textos
· Atividades interativas de leitura compartilhada e discussão dos temas abordados nas poesias.
· Práticas de Escrita (Prosa, Poesia Livre e Cordel)
· Oficinas práticas para estimular a expressão literária dos alunos, respeitando suas individualidades e bagagens culturais.
· Qualificação de Novos Escritores, Poetas e Cordelistas
· Identificação de talentos e incentivo à continuidade da produção literária dos participantes.
· Fomento à Cultura da Sustentabilidade Socioambiental no Semiárido
· Diálogos e atividades sobre preservação ambiental e práticas sustentáveis inspiradas nas temáticas abordadas no livro.

7. Metodologia

As Palestras-Oficinas serão realizadas presencialmente nas escolas públicas selecionadas, com abordagem dinâmica e interativa. As atividades incluirão:
· Leitura compartilhada e interpretação das poesias do livro;
· Exercícios de escrita criativa e produção literária;
· Rodas de conversa sobre a cultura do sertão e sustentabilidade;
· Apresentações de Alto Impacto e Exposição dos trabalhos produzidos pelos estudantes;
· Concursos Literários – Prosa, Poesia e Cordel;
· Orientação sobre como a literatura pode se tornar uma fonte de renda através da publicação de livros e produção cultural.

Para posicionamento e alinhamento do Conteúdo das Palestras-Oficinas, estaremos realizando duas Oficinas Piloto: uma em Buíque e outra em Arcoverde, nos EREM's Duque de Caxias (29-Set) e Carlos Rios (15-Set), respectivamente.

Nas Palestras-Oficinas estaremos utilizando como Material didático o Conteúdo (PDF) do "Programa de Qualificação Escritor Efetivo" e o Livro "Lindomar - O Menino Que Virou Mar", que serão distribuídos GRATUITAMENTE para todos os Participantes.

Para conhecer o Programa de Qualificação Escritor Efetivo [CLIQUE AQUI]

Conteúdo Oficina Pilotos
Desenvolver habilidades de Produção Literária.
Estimular a originalidade, a voz autoral e o pensamento crítico.
Criar um espaço de troca e aprendizado colaborativo.
Oferecer ferramentas práticas para a construção de textos mais consistentes e atraentes.
Desenvolver conhecimento sobre Autopublicação e Market(ing) Literário

Material Didático GRATUITO
Autopublicação Descomplicada (e-Book PDF)
Escrita (In)Criativa (e-Book PDF)
Comunicação Efetiva (e-Book PDF)
Planejamento Estratégico Pessoal (e-Book PDF)
Lindomar - O Menino Que Virou Mar (Livro Físico)

INSCRIÇÕES
As Inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, nas Secretarias das EREM's

8. Público-Alvo

· Preferencialmente, Estudantes do Ensino Médio e do Sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA), acima de 16 anos, de escolas públicas do Semiárido Pernambucano localizadas em áreas com dificuldades de acesso a Formação de novos Escritores;
· Professores e educadores interessados em utilizar a literatura como ferramenta pedagógica.

9. Parcerias e Apoios

· Secretarias de Educação e Cultura municipais e estadual.
· Instituições de fomento à cultura e à educação.
· Eventualmente, dos Líderes Homenageados no Livro, assim como Lideres que representam os Objetivos do Projetos, Autores, Poetas e Cordelistas Locais.
· Iniciativa Privada engajadas com Economia Solidária e Marketing Social.

10. Resultados Esperados

· Ampliação do acesso à literatura e valorização da cultura sertaneja.
· Estímulo ao desenvolvimento de novos escritores e cordelistas.
· Sensibilização para a sustentabilidade e preservação do Semiárido.
· Fortalecimento do vínculo dos estudantes com a identidade cultural do sertão.
· Possibilidade de geração de renda através da produção literária e publicação de livros.
· Serão identificados, através de Seleção dos Trabalhos, 13 Escritores (Um de Cada Cidade Contemplada) para participarem da Mentoria Programa Escritor Efetivo, com Bolsa de 100% concedida pela Quatro Editora, onde aprenderão as estratégias para autopublicação dos seus primeiros Livros.

11. Orçamento Previsto

O orçamento incluirá:
· Impressão e distribuição dos livros
· Material pedagógico para oficinas
O Quantitativo dos itens acima, serão levantados junto às GRE’s Regionais e deverão atender o número de Estudantes da Escola localizada em área mais Carente de Cada Município.
· Despesas com Palestras-Oficinas
· Translado, Hospedagem e Alimentação do Palestrante
· Honorário dos Oficineiros
· Custo com profissionais envolvidos – Serão utilizados Facilitadores dos Municípios, ligados às Escolas que receberão as Palestras – Oficinas, com o intuito de garantir a continuidade do Projeto.

12. Avaliação e Monitoramento

· O impacto do projeto será avaliado por meio de:
· Relatórios de participação e feedback dos estudantes e professores;
· Produções literárias dos alunos como resultado das oficinas;
· Encontros de avaliação com os envolvidos para ajustes e melhorias futuras.

13. Considerações Finais

Compreendemos que a arte e a literatura são poderosas ferramentas de educação e conscientização. Este projeto visa transformar vidas através da poesia e da reflexão sobre a cultura e sustentabilidade do Semiárido, promovendo o reconhecimento dos que lutam pelo desenvolvimento da região e inspirando novas gerações a valorizarem suas raízes, além de oferecer oportunidades concretas de geração de renda através da literatura.

Este é um Projeto de cunho Social e Sem Fins Lucrativos. O Proponente e Realizador cede os Direitos Autorais da obra Ventos do Catimbau – O Ser’tão Forte, assim como os seus Honorários para a realização das Palestras-Oficinas constantes da iniciativa, bem como de Palestras a serem, eventualmente, realizadas em contrapartida ao levantamento de recursos para realização deste Empreendimento Social.

A Prestação de Contas de todos os recursos captados, será pública para Participantes, Patrocinadores e demais interessados no Projeto.

Para Acessar a Pasta com os Documentos do Projeto e a Prestação de Contas: CLIQUE AQUI

Como trabalhamos com a premissa do OBZ – Orçamento Base Zero, eventuais saldos remanescentes de recursos serão direcionados para Entidade de Sem Fins Lucrativos ligada à Educação ou a Cultura.

14. Municípios Comtemplados

Os Municípios a serem atendidos com o Projeto, estão localizados no Sertão Pernambucano, com População entre 30 e 100 mil habitantes, além dos Municípios em cujos territórios está localizado o Vale do Catimbau.

Vale do Catimbau:
Buíque
Ibimirim
Tupanatinga

Sertão do Moxotó:
Arcoverde
Custódia
Sertânia

Sertão do Pajeú:
Serra Talhada
Afogados da Ingazeira
São José do Egito
Tabira

Sertão Central:
Salgueiro
São José do Belmonte

Sertão de Itaparica:
Petrolândia

As Palestra e Oficinas nestes Municípios ocorrerão, prioritariamente, em datas coincidentes com Eventos já existentes, ligados a cultura, preferencialmente, em Festivais e Feiras Literárias.

Para Mais Informações fale com o Autor



Imagens: Acervo Particular Vital Sousa

Mais Lidos da Semana

Programa Escritor Efetivo - Transformando Silêncios em Palavras

Apresentação Sem blá-blá-blá nem mi-mi-mi e, principalmente, sem promessas, pois compreendo que não existe garantia para nada na vida , o Escritor Efetivo é um Programa de Qualificação voltado para Escritores Iniciantes, com ou sem originais prontos, que nunca tenham lançado um Livro ou que caíram na conversa de algum espertalhão e perderam dinheiro e credibilidade lançando um Livro "de qualquer jeito". O Propósito do PEE - Programa Escritor Efetivo é a "Efetividade" desde o primeiro passo e está direcionado para a Autopublicação ... Como "Efetivo", preconizamos o Escritor certo, escrevendo o Texto certo, no Gênero certo, da Maneira certa, no Tempo certo e com Qualidade certa para o Leitor certo... Aqui a  Qualidade  é vista, pela ótica do TQC - Controle de Qualidade Total , aplicado ao Mercado Literário , como um elemento composto de 5 Dimensões :  Qualidade Intrínseca: do Produto (Livro), considerando o trinômio Conteúdo (Quem, O Que, Com Quem,...

Arista - Até o Fim do Mundo: Comentários / Críticas

Sabe aqueles livros que você se pergunta: “Será que entendi o final?” E esta pergunta não significa que foi ruim, pelo contrário, significa que o livro mexeu com a sua consciência. Apresentando uma linda capa com 254 páginas está com preço muito bom para livro digital e caro para livro físico. Acredito que se entrar em contato com o escritor em suas redes sociais o valor seja acessível. A história é sensacional. Você não larga mais e se sente como o personagem Cadu. Não sabe se é alucinação, sonho ou realidade. Cadu é um homem de seus quarenta e poucos anos que está numa cidade para uma reunião de negócios. Divorciado, pais de duas moças, leva sua vida de maneira tranquila. Após uma tempestade na cidade nada faz mais sentido e o convite para conhecer uma ilha menos ainda. Ao decidir visitar esta ilha, Cadu entra num mundo diferente e cheio de segredos e surpresas. Já teria vivido isto antes? Diante de tanto contexto, constatamos que a percepção humana e seus pensamentos e atitudes são...

Arista - Até O Fim Do Mundo: Críticas / Comentários

"Arista - Até O Fim Do Mundo" , de  Vital Sousa , é uma obra que se desdobra em camadas múltiplas, tanto narrativas quanto psicológicas, conduzindo o leitor por uma jornada que transcende a simples leitura; é uma exploração da psique humana em suas mais profundas e enigmáticas facetas. A partir da perspectiva de Carlos Eduardo Romero (Cadu), o autor nos imerge em uma narrativa que é simultaneamente um diário de viagem e um tratado sobre a fragilidade da memória, a busca pela identidade e o significado da existência. O livro se situa nas vésperas do “bug do milênio”, um período marcado por incertezas e temores sobre o futuro, refletindo, de maneira simbólica, as inquietações que habitam o âmago de Cadu. As lembranças que emergem em sua mente, indistintas entre realidade, sonhos ou delírios, são representativas da amnésia global transitória, uma condição que metaforiza a perda de identidade e a desconexão com a realidade que muitas vezes aflige o ser humano em momentos de crise...

Arista - Até o Fim do Mundo: Comentários / Críticas

Preparem-se, iremos embarcar em uma jornada incrível, navegando na Ilha Misteriosa! Uma experiência digna de ser vivenciada e lida – vai ficar de fora? A leitura do livro "Arista – Até o Fim do Mundo" , 2ª Edição, conduz a uma profunda compreensão dos processos emocionais da psique humana. Mais do que uma simples leitura, desperta para além, permite ultrapassar a escrita e suas codificações ocultas. Trata-se de uma travessia à jornada interior. Neste sentido, Arista é um verdadeiro portal para explorar uma narrativa envolvente, repleta de mistério e segredo, cativante e marcante, que enfatiza a complexidade da experiência humana, provocando uma vivência sensorial e emocional. A atmosfera, a tensão e o encantamento da história estão sempre presentes. Cada página desperta emoções, convida à introspecção e fortalece a consciência sobre o mundo interior e o coletivo. Uma narrativa envolvente, confesso que fui profundamente tocada ao sentir “o mundo do livro”, absorvida pela atmos...