Apresentação Sem blá-blá-blá nem mi-mi-mi e, principalmente, sem promessas, pois compreendo que não existe garantia para nada na vida , o Escritor Efetivo é um Programa de Qualificação voltado para Escritores Iniciantes, com ou sem originais prontos, que nunca tenham lançado um Livro ou que caíram na conversa de algum espertalhão e perderam dinheiro e credibilidade lançando um Livro "de qualquer jeito". O Propósito do PEE - Programa Escritor Efetivo é a "Efetividade" desde o primeiro passo e está direcionado para a Autopublicação ... Como "Efetivo", preconizamos o Escritor certo, escrevendo o Texto certo, no Gênero certo, da Maneira certa, no Tempo certo e com Qualidade certa para o Leitor certo... Aqui a Qualidade é vista, pela ótica do TQC - Controle de Qualidade Total , aplicado ao Mercado Literário , como um elemento composto de 5 Dimensões : Qualidade Intrínseca: do Produto (Livro), considerando o trinômio Conteúdo (Quem, O Que, Com Quem,...
“Ao sobrevir das chuvas, a terra, como vimos, transfigura-se em mutações fantásticas, contrastando com a desolação anterior.” O Sertão é pura contradição e é aqui neste pedaço de chão dicotômico que Salvador Dali justifica sua célebre frase: “tudo que é contraditório gera vida.” É neste ambiente que prolifera uma força imensurável: o Sertanejo.
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte.” O Sertanejo é o próprio Sertão, “Ser’tão Forte”: em todas as suas relações e expressões. Da convivência com o Semi Árido às suas manifestações culturais construídas com carne, sangue, suor e areia correndo em suas veias.
“A caatinga mirrada e nua, apareceu repentinamente desabrochando numa florescência extravagantemente colorida no vermelho forte das divisas, no azul desmaiado dos dólmãs e nos brilhos vivos das chapas dos talins e estribos oscilantes.” É nesse contexto sertanejo que a descrição de despojos de batalha explode na mente com a natural beleza de uma pintura Neorrealista de Portinari, assim como a transformação e a rusticidade de uma florada de Mandacaru.
Este é o berço do Programa “Ser’tão Forte” com o objetivo de promover o Reconhecimento para a caleidoscópica Arte Sertaneja expressada em Literatura (minha Arte) Escultura, Pintura, Gravura e Fotografia que serão, tempestivamente, objeto de Projetos Culturais focados no Desenvolvimento Sustentável do Semi Árido.
Tonny Aguiar
PS. Os trechos entre aspas que encabeçam os parágrafos são excertos do Livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha.