Apresentação Sem blá-blá-blá nem mi-mi-mi e, principalmente, sem promessas, pois compreendo que não existe garantia para nada na vida , o Escritor Efetivo é um Programa de Qualificação voltado para Escritores Iniciantes, com ou sem originais prontos, que nunca tenham lançado um Livro ou que caíram na conversa de algum espertalhão e perderam dinheiro e credibilidade lançando um Livro "de qualquer jeito". O Propósito do PEE - Programa Escritor Efetivo é a "Efetividade" desde o primeiro passo e está direcionado para a Autopublicação ... Como "Efetivo", preconizamos o Escritor certo, escrevendo o Texto certo, no Gênero certo, da Maneira certa, no Tempo certo e com Qualidade certa para o Leitor certo... Aqui a Qualidade é vista, pela ótica do TQC - Controle de Qualidade Total , aplicado ao Mercado Literário , como um elemento composto de 5 Dimensões : Qualidade Intrínseca: do Produto (Livro), considerando o trinômio Conteúdo (Quem, O Que, Com Quem,...
Uma tarde inteira e parte de uma noite vivendo uma cena clássica de desenho animado: o personagem diante de um dilema, num interlóquio com o um anjinho e um diabinho que, acaloradamente, aconselham atitudes a serem tomadas. No caso, eu, depois de um encontro casual com uma – por questões de segurança nacional chamarei de Anjo – pessoa das minhas relações eventuais – que bem poderia chamar de Diabinho – em pleno horário de almoço num restaurante, estando me refastelando com uma generosa porção de macaxeira com galinha guisada. Meu dilema é resolvido no final da noite, escutando, insistentemente, os chamados de Morfeu, quando num sobressalto lembro uma frase de Lacan: “A verdade só pode ser dita nas malhas da ficção”. Salvo pelo gongo, deixo de lado o diabinho e o anjinho e me entrego à imaginação de uma crônica para dizer “verdades”.
Um encontro casual que conectou minha mente com uma rede de sinapses neuronais, disparando uma avalanche de memórias midiáticas com a figura do Anjo.
Acostumado a vê-la em eventos e através das telas dos dispositivos eletrônicos, sempre com a sua melhor versão Executiva-Artista Multimídia–Feminista-Engajada, encontrá-la “travestida” de um ser normal como eu, mero mortal, foi uma agradável surpresa: um desses momentos ao acaso de pura alegria, como um encontro de um fã com seu artista favorito. O momento me faz lembrar uma frase atribuída a Guimarães Rosa que diz que "a alegria só ocorre em raros momentos de distração". Logo eu, com a agenda controlada, calculando a conexão de variáveis e administrando o tempo de forma cartesiana, me deparo com a ideia de que a alegria e até mesmo a felicidade – momentos felizes – são encontradas em momentos ao acaso, sem planejamento: momentos de pura distração.
Memórias à parte, para não derramar uma avalanche de verdades que envolveriam terceiros, a vontade era de levantar e dar-lhe um abraço, para poder examinar suas supostas asas, mas permaneci sentado, tergiversando com uma conversa meio sem pé nem cabeça, e me sentindo como uma centopeia - cheio de pernas – não levantei para não dar o vexame de tropeçar e cair em seus braços.
Por dentro, eu gargalhava com os meus eus, mastigando lentamente a macaxeira com galinha guisada, para extrair todo o sabor desta iguaria, enquanto decantava um mar de memórias para flutuar num céu de estrelas rabiscadas com giz. No entorno, a vida seguia o seu rumo – como sempre faz – alheia aos pensamentos de quem vive.
Desperto dos meus pensamentos para uma despedida formal com perspectiva de um eventual futuro encontro. No próximo eu estarei preparado ou não!
Vital Sousa
O Ponto dos Contos e Crônicas Improváveis - No Prelo. Quatro Editora.